Homens de todo o mundo, uni-vos!
(mas não muito perto que é coisa de fruta)
O meu amigo Rodrigo Ribeiro vem há algum tempo falando da vontade de lançar um Movimento Homista. Pois bem. Vamos à luta, com um importante esclarecimento: esse movimento será na verdade RElançado, pois foi instituído pelo saudoso Henrique de Souza Filho, o grande cartunista Henfil.
![]() |
Henfil |
Bem, após esta efeméride, vamos ao Manifesto Homista, que aceitará contribuições dos valorosos confrades que abraçarem (sem frescura, porra!) essa nobre causa.
1. Homista não é o mesmo que Machista. Estes estão para nós como o Neanderthal para o Sapiens.
2. Não somos gigolôs, mas tudo bem se a mulher ganhar mais que a gente. Até preferimos, se não for porque estejamos ganhando muito mal.
3. Não somos homofóbicos (nem tampouco misômonos, que seria a palavra correta). Aliás, quanto mais borboletas no ar, mais aranhas pra caçar.
4. Somos tão favoráveis à igualdade de direitos entre homem e mulher que defendemos:
4.a) 120 dias de licença-paternidade;
4.b) Aposentadoria com a mesma idade das mulheres;
4.c) Pensão só pra filhos, com o mesmo direito de pleitear a guarda;
4.d) Se traçarmos a nossa chefe podermos processá-la por assédio.
5. Temos o direito de (algumas vezes na vida, não toda hora) chorar e de precisarmos de um colo, preferencialmente da nossa gata, mas serve mãe, paí, irmãos, filhos, amigas (vai que rola um clima) e até amigos (neste caso nada de colo, é claro).
6. Somos (geralmente) mais fortes e por isso podemos sim abrir a tampa da conserva, trocar o pneu e levar as malas. Mas não temos obrigação alguma de saber ou querer consertar tudo quanto é merda que quebra na casa.
7. Gostamos de ser cavalheiros, cedendo o lugar, abrindo a porta do carro e coisas assim. Mas tudo tem limite: não vem dando ataque de mulherzinha que vai ficar falando pro vento.
8. Sabemos e respeitamos as tais "coisas de mulher", como as variações de humor, TPM, etc. Mas, quando as coisas começam a voar pela casa, o bom homista sai pra comprar cigarro, mesmo que não seja fumante.
9. Exigimos igual respeito às "coisas de homem", tais como ver e jogar futebol, tomar cerveja com os amigos, reparar na gostosa que passa (não, ela não está me dando mole e se der eu alinho pro meu amigo que tá na pista, tá, benzinho?) e, principalmente, não querer pedir informação na primeira esquina.
10. Não somos excessivamente vaidosos e sempre achamos as mulheres muito mais lindas do que elas pensam, salvo as pistoleiras e as sem-noção, das quais queremos distância (salvo em momentos de crise).
Bem, por enquanto é isso. Aguardo suas contribuições, neste blog ou no Facebook.
Mário, obrigado por me citar na origem da discussão!
ResponderExcluirAcrescento alguns itens ao manifesto:
11- Por uma delegacia de proteção ao Homem e pela lei "Mário Penha" que nos proteja das agressões das nossas mulheres tanto quanto elas são protegidas pela lei Maria da Penha... direitos iguais para todos!
12- Pelo direito de ser cantado pelas mulheres e de rejeitar a cantada quando não estiver a fim sem ser confundido com outro tipo de orientação sexual.
13- Pelo direito de cuidar de criança e receber auxílio paternidade quando pais solteiros ou viúvos.
14- Pelo direito de receber pensão alimentícia em caso de separação ou divórcio quando o salário da ex- for maior que o do homem e em caso de viuvez receber pensão do governo quando a mulher for funcionária pública.
15- Pela qualidade de vida do homem que cada um levante ou abaixe a tampa do vaso quando precisar que ela esteja abaixada ou levantada sem ter que receber agressões verbais por não ter abaixado ou levantado a mesma.
Apoio incondicional ao movimento e gostaria de ver mais colaboradores à este manifesto!
Rodrigo Vieira Ribeiro
Valeu, Rodrigo! Todos têm tudo a ver e podem ser considerados incorporados ao Manifesto.
ResponderExcluir