quinta-feira, 11 de agosto de 2011

COMO (MAL) SE FORMA UM POLICIAL

Outro título poderia ser: "E eu que pensava ter uma boa noção sobre as mazelas da PM..."

O Jorge Antônio Barros publicou no Repórter de crime artigo do Coronel da reserva  José Vicente da Silva Filho, onde este critica de maneira implacável a irresponsável meta do Governador Sérgio Cabral de inchar mais ainda a PM Fluminense, chegando a um efetivo de 70 mil policiais, nessa conta incluindo os civis. Leiam o texto, pois este revela absurdos inacreditáveis para quem não conhece a PM por dentro e pensa que a corrupção é a única mancha. Vejam como uma corporação pode ser configurada para não dar certo.

Faço uma comparação com a área em que atuo: sou Técnico em Química e são precisos 4 anos de formação para exercer a minha profissão. A função de nível superior correspondente é o Engenheiro Químico, formado em 5 ou 6 anos. Um Oficial da PMRJ é formado em 3 anos (em horário integral). Um soldado em... 6 meses!

Em seis meses o cidadão aprovado no concurso da PM recebe uma arma, distintivo, uniforme e... Autoridade! Como é possível um absurdo desses? Em seis meses não se aprende a ser mecânico. Não se aprende um novo idioma. Não se desenvolve nenhuma grande habilidade esportiva ou artística. Não se aprende praticamente nada que exija algum preparo especial. Mas, para nossos governantes, pode se aprender em seis meses a proteger os cidadãos, enfrentar bandidos em tiroteios, fazer perseguições em alta velocidade... Me desculpem meus 14 leitores, mas o que me vem à mente é um sonoro PQP!

Em São Paulo já são dois anos de curso para soldado da PM. Isso apenas não resolve tudo, mas é um passo indispensável, até para desestimular aqueles que já ingressam na corporação com más intenções.



Nenhum comentário:

Postar um comentário