segunda-feira, 16 de maio de 2011

Trânsito - Nossa Tragédia Diária

É, o Brasil não tem vulcão, terremoto ou tsunami. Furacão não tinha até acontecerem alguns no litoral de SC, chamados eufemisticamente de "ciclones antitropicais". Ah, e temos nossas enchentes e deslizamentos. Mas nosso país não "precisa" dessas tragédias. Nós "cuidamos" disso matando e morrendo no trânsito todos os dias. O megatsunami do final de 2004 matou perto de 300 mil pessoas em vários países. O terremoto do Haiti, em 2010, 230 mil. No Afeganistão morreram no ano passado cerca de 2500 civis em decorrência da guerra. Bem, meus doze leitores já entenderam: qual o número de mortos no nosso trânsito?

35 MIL POR ANO!

Você se comoveu com a tragédia na região serrana do RJ no último verão? Eu também. Pois bem, lá morreram cerca de 1000 pessoas. Pois saiba que em 2010 tivemos 2400 mortes no trânsito só no Estado do Rio de Janeiro. E isso porque tivemos a maior queda (32%) de mortes no trânsito em todo o país, muito em decorrência da Lei Seca.
Fora da Educação não há salvação. Mas precisamos nos auto-educar. Respeite os sinais, com os devidos cuidados em horas e locais perigosos. Não bloqueie cruzamentos. Não pare sobre as faixas de pedestres. Não trafegue pelo acostamento. Pare e olhe antes de cruzar ou entrar numa via. Atenção com as preferências. Mantenha distância segura dos outros veículos. Poderia escrever muitas outras coisas mas só acrescento o seguinte:

Pelo amor de (seja lá o que você prefira), dê bons exemplos ao volante para seus filhos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário