sexta-feira, 8 de abril de 2011

O MAIS SAGRADO DOS TEMPLOS

SANTUÁRIO! Era a expressão usada quando alguém pisava em solo sagrado e alertava que ali não poderia correr sangue. Ontem, no meu Rio, no Realengo onde já morei por duas vezes, uma delas na Piraquara, onde o massacre teve início, um santuário foi violado. Como antes não fora no Brasil. Perplexidade, busca de um sentido para tanta loucura, investigações, providências tomadas ou prometidas, solidariedade, acima de tudo uma dor tão grande que não cabe nas nossas mentes e precisamos falar, chorar, ajudar, escrever.

Quando essas catástrofes aconteciam lá fora, nós as olhávamos com "perplexidade estrangeira", palavras da Míriam Leitão. Mas a gente esquece de um "detalhezinho": somos todos humanos. O monstro que pode se manifestar num croata, australiano ou ganês também pode eclodir num brasileiro. Não somos (nem existe) povo escolhido ou privilegiado. Somos apenas humanos, cheios de limitações e coitadezas. Mais do que nunca precisamos entender isso para sermos capazes de (ao menos lutar para) evitar que humanos como nós cheguem a um ponto deplorável como esse. A Escola é o mais sagrado dos templos pois abriga nossas crianças independentemente de suas crenças. Que esse santuário nunca mais seja profanado.

Tenho três filhos, dois enteados e um neto, todos bem, para minha felicidade. Mas sei que a dor de perder um filho é indizível, ainda mais de uma maneira como essa. Meu abraço e minhas impotentes lágrimas às vítimas, seus familiares e amigos. Que Deus nos abençoe e console.

Nenhum comentário:

Postar um comentário