sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tropa 2 bateu doído

Em Tropa de Elite era fácil enxergar o inimigo e principalmente a solução. Porrada ou bala nos corruptos, porrada ou bala nos filhinhos de papai financiadores do tráfico e porrada ou quase sempre bala na bandidagem "convencional".
Em Tropa 2 vemos que o buraco é mais em cima. Saímos do cinema, eu e minha mulher, sem conseguir nem falar. E percebi que estava suado, apesar do ar-condicionado da sala. É porque ali vemos que a solução está longe de ser simples.
Não há um único e facilmente identificável inimigo a derrotar. Está tudo misturado, como metástases. Não dá mais para contar apenas com o super-herói agora Tenente-Coronel Nascimento e sua Tropa de Elite.  A ilusão se desfez. O "herói" verdadeiro precisa ser cada um de nós, fraco, desarmado e com medo. Ia escrever indefeso, mas apaguei. Não estamos indefesos. Mas nossa defesa está no nosso comportamento diário como cidadãos. Precisamos erradicar a conivência, parar de tolerar tanta coisa errada. Não pensem que isso não terá um preço, mas não estou falando em sair por aí peitando bandido.
Pense apenas sobre como você vem se comportando (por exemplo, no trânsito) e diga que bairro, cidade ou país você está ajudando a construir. Mudar um pouquinho de cada vez a nossa conduta já será um grande ato político, mesmo que você não goste de política.

Um comentário:

  1. Uma joia de producao.....mas preferia a versao mais facistoide do nascimento. Lavaram o homem com sabao em po esquerdista. Aliais, o deputado do PSOL esta otimo, reparou nos posteres em seu gabinete? Marighela e Rosa luxemburgo

    ps: esse negocio de blog é coisa de emmo....essa especie de viado lavado com sabao em po!

    ResponderExcluir