sábado, 10 de março de 2012

O PRECONCEITO É TRAIÇOEIRO

Este vídeo da União Europeia (já retirado do ar) deve ser assistido porque enseja reflexões interessantes sobre diversas manifestações de preconceito, dentre elas o racismo. Uma interpretação que sugiro, que muitos acharão ingênua, é de que o preconceito nos prega peças.

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19729

Houve há tempos uma série de comerciais da Fiat que abordou esse tema com muita inteligência. O bordão era: "Está na hora de você rever os seus conceitos." Num deles, para mim o melhor, uma mulher branca vê a amiga no banco traseiro de um carro dirigido por um negro e "elogia" a sua "prosperidade" por estar "até com motorista", e aí leva a real: "Não, amiga, eu só casei.". Então a câmera fecha no colo dela mostrando um bebê de pele escura.

A União Europeia pediu desculpas alegando que o propósito do vídeo era fraterno, de que a UE seria mais forte absorvendo novas culturas. Mas o preconceito é tão arraigado que "atravessou" a produção e ficou escancarado. Haveria muitas outras maneiras de expressar essa ideia, não é verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário